Fale com um
Advogado
Os principais erros ao contratar um advogado tributarista
Compartilhar:

Muitas empresas optam por contratar um escritório de advocacia para consultoria jurídica, outras organizações escolhem contratar apenas um advogado de uma área em específico, como é o caso dos advogados tributaristas.

Contratar um advogado especialista em direito tributário pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, por exemplo, a diminuição dos custos com tributos. No entanto, no momento da contratação é extremamente importante estar atento a alguns fatores para não cometer erros.

Veja 5 erros para não cometer na hora de contratar um advogado tributarista:

1. Contratar na urgência

Não só no caso do profissional de direito tributário, mas no geral, um grande erro que não pode ser cometido é realizar a contratação na urgência. Contratar alguém com “pressa” é um dos principais motivos que levam a contratação da pessoa errada. 

O ideal é sempre analisar se o currículo está de acordo com o que a sua empresa necessita no momento e principalmente observar no processo seletivo se o profissional possui as habilidades necessárias. O processo deve ser realizado com calma e clareza para evitar prejuízos futuros.

Contratar alguém que não supre as exigências da empresa pode custar mais tempo, disponibilidade e recursos financeiros, do que trabalhar com firmeza no processo de contratação para encontrar o candidato ideal.

2. Confiar somente em referências

As referências do profissional devem sim ser levadas em consideração, entretanto, elas não significam muita coisa, ou seja, um profissional ter tido uma brilhante passagem em outra empresa, não significa necessariamente que ele terá o mesmo sucesso em sua empresa. 

Por isso, é importante estar atento a muito além do que somente referências. Por exemplo, no caso dos advogados de direito tributário, procure sempre aqueles que estão mais atualizados sobre essa área tão burocrática que possui muitas mudanças.

3. Esperar o candidato perfeito

Infelizmente o candidato perfeito não existe. E por esperar por isso, às vezes muitos recrutadores acabam perdendo candidatos extremamente qualificados, enquanto a equipe está sobrecarregada pela demora na contratação.

Procure sempre por aquele que atende a maior parte dos requisitos e exigências de sua empresa, lembre-se que ele pode evoluir dentro da sua organização e aumentar suas habilidades.

4. Não especificar o trabalho

Outro grande erro está na falta de especificação das atividades que serão desenvolvidas e da necessidade de algumas exigências.

Um advogado tributarista, por exemplo, pode possuir mais habilidades na atuação visando a redução de custos em referência a taxas e impostos, ou pode ser especialista na fiscalização das arrecadações. Duas áreas de atuação totalmente diferentes.

Por isso, durante o processo de contratação é importante externar as atividades que serão realizadas e quais os objetivos da empresa, e a partir disso, observar os candidatos que melhor se destacam nessas atividades.

5. Atenção ao preconceito

Por fim, outro erro extremamente comum que deve ser evitado, é o preconceito, seja de classe, raça ou sexo. Os candidatos devem ser observados e analisados por suas habilidades e formacao, não por sua cor, classe social ou sexo.

Para saber mais sobre direito tributário, leia também: 

>> Direito tributário: saiba mais sobre os principais impostos de início de ano

>> Saiba mais sobre as mudanças do direito tributário em tempos de pandemia

Olá! Informamos que durante a sua navegação neste site, nós coletamos e utilizamos cookies e outras tecnologias que registram o seu acesso e preferências, com o objetivo de analisarmos métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site! Para mais detalhes sobre quais Cookies coletamos e o uso destes, visite a nossa Política de Privacidade.